5.10.07

Exposição fotográfica homenageia quadra nazarena


Os fotógrafos Ivan Cardoso, Fábio Pina, Everaldo Nascimento e Márcio Monteiro estão com a exposição Santa Luz até o próximo dia 31, no Computer Hall. São 40 fotos que imortalizaram detalhes das festas e procissões do Círio de Nossa Senhora de Nazaré nos últimos 15 anos. Para a exposição, os fotógrafos selecionaram material produzido em câmeras de película e digital, algumas coloridas e outras em preto e branco. Mas a grande atração são os registros emocionantes dos promesseiros que sempre se destacam na multidão.

Imagens são produzidas em abundância durante a programação da Quadra Nazarena, no mês de outubro, em Belém do Pará. Além de o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, os 15 dias da festa ainda reúnem outras procissões como a Trasladação e o Recírio. “Esse é um período fantástico para a fotografia, pois o assunto não se esgota para o fotógrafo. É praticamente impossível fazer uma foto duas vezes do mesmo personagem ou da mesma situação”, explica o fotógrafo Fábio Pina. Há 10 anos fotografando o Círio, ele revela que é um momento sempre mágico para o profissional das imagens que, na maioria das vezes, se envolve com o clima de emoção. “É impossível não se deixar contagiar pela vibração da multidão”. Entre as fotos selecionadas para a exposição, ele tem um carinho especial por uma imagem que retrata outro aspecto da festa. “São várias imagens em miniatura sendo vendidas a preços simbólicos. É como se a religião estivesse sendo vendida a quilo”, conta.

Já o fotógrafo Everaldo Nascimento procura manter um olhar frio para a festa, ainda que em alguns momentos, ele se deixe contagiar pelas demonstrações de fé em sua volta. Para ele, as grandes estrelas da quadra são os romeiros que imprimem nos seus gestos e expressões as imagens preferidas dos fotógrafos. Um dos momentos mais belos da programação, segundo Everaldo, é a Trasladação. “As fotos dessa procissão são especiais porque são feitas sob outra condição de luz”, explica. Entre as fotos que selecionou para a exposição, ele destaca a foto de um romeiro que, todos os anos, carrega uma cruz durante o Círio. “Fotografei ele três anos seguidos, sempre no mesmo lugar, porém nunca é a mesma foto”, conta.

Os promesseiros também são os alvos preferidos do fotógrafo Márcio Monteiro, que fotografa o Círio há 17 anos. Ele cita como exemplo da multiplicidade de imagens que são produzidas na corda. “Tenho uma foto de um senhor levando um pisão e com as sandálias amarradas na cintura, enquanto que o outro promesseiro da foto está com cara de tédio”. Márcio também nunca deixa de fotografar figuras ilustres do Círio, como o “Seu Caranguejo” que nunca deixa de participar da procissão. “Queria entender como ele consegue ‘vestir’ todos aqueles caranguejos, inclusive dentro do chapéu”. Para a exposição, Márcio também não deixou de incluir registros profanos da festa, como fotos do Auto do Círio. “São imagens instantâneas. Quando menos você espera, aparecem assuntos surpreendentes”, diz.

Quem não tem nenhum problema em se envolver com a festa e demonstrar sua devoção é o fotógrafo Ivan Cardoso. Mas ele garante que a fé em Nossa Senhora não compromete o resultado do seu trabalho. Ivan foi escoteiro voluntário na Basílica de Nazaré aos 12 anos, além de já ter participado do evento socorrendo os romeiros. Hoje, ele fotografa para a Voz de Nazaré, mas nunca deixou de fotografar a festa para seu próprio arquivo. “São 22 anos de Círio e mesmo se eu não trabalhasse tão próximo do evento, acho que não deixaria de participar”. Ivan destacou para a exposição fotos do Recírio. “São os últimos momentos. Para mim, um dos momentos mais emocionantes, pois é a despedida dos fiéis da santa.”

Serviço:
Exposição Santa Luz
Computer Hall, na Computer Store, na rua Antônio Barreto com Alcindo Cacela.
De 8 a 31 de outubro. Das 9h às 21h.
Entrada Franca

Mais informações:
Márcio Monteiro (9983-0009)
Ivan Cardoso (3268-4808/9188-4482/8133-3805)
Fábio Pina (32121-1469/99982883)
Everaldo Nascimento (9113-5227)
Assessoria de imprensa: Focus Comunicação (3212-1469/96095842)